Comitês

Comitês

Comitê de Prevenção à Lavagem de Dinheiro

Órgão de controle interno designado à prevenção à lavagem de dinheiro. Sua responsabilidade é definir as políticas e objetivos do Grupo financeiro BMG com relação às ações de prevenção à lavagem de dinheiro. Responsável também pela decisão de quais as operações suspeitas devem ser comunicadas às autoridades competentes e sobre a avaliação e aprovação de projetos e ferramentas voltados ao tema.

Comitê de Gestão de Riscos e de Capital – CGRC

O Comitê de Gestão de Riscos e de Capital – CGRC tem por objetivo municiar o Conselho de Administração com respeito a todos os principais assuntos relacionados ao gerenciamento integrado de Riscos e de Capital no BMG, em consonância com os requisitos da Res. 4.557/2017.

Comitê de Aceitação de Clientes

Colegiado responsável pela deliberação de entrada e/ou manutenção de relacionamento do Grupo Financeiro BMG com clientes, fornecedores e correspondentes bancários. Responsável também pela avaliação e aprovação de melhorias no processo de aceitação.

Comitê de Tecnologia da Informação e Projetos

Encarregado de aprovar e acompanhar a estratégia de tecnologia da informação do banco, o Comitê de Tecnologia da Informação e Projetos reúne-se semanalmente e é composto por diferentes áreas de tecnologia e infraestrutura.

Comitê de Segurança da Informação

Responsável por aprovar iniciativas a fim de aprimorar a proteção dos bens de informação do Banco BMG e de seus clientes, o Comitê de Segurança da Informação é composto por gestores das áreas de TI e presidido pelo Gerente de Segurança da Informação e Contingência e permite a participação de outros membros, de acordo com a pauta. Suas reuniões ocorrem mensalmente, podendo ocorrer, também, de forma extraordinária em determinados casos.

Comitê de Remuneração

O Comitê de Remuneração, Pessoas e Governança, se reúne trimestralmente para discussão de questões inerentes a Remuneração e Benefícios dos Administradores, Plano de Sucessão e demais programas de Capital Humano relacionados com o Grupo Financeiro BMG, garantindo a compatibilidade desses programas com a estratégia de negócios, metas, política de gestão de riscos e estratégia de Gestão de Talentos do Conglomerado.

Comitê de Produtos

Com a missão de maximizar os resultados de cada produto do Banco, o Comitê de Produtos é responsável pelo alinhamento entre todas as áreas de negócio diretamente ligadas a cada produto para gerar uma melhora na qualidade da informação e uma gestão mais eficiente para a toda operação.
Além disso, o Comitê se reúne semanalmente para acompanhar a implementação da estratégia de cada produto e avaliar o cumprimento de metas bem como os seus respectivos resultados. Fazem parte do comitê as áreas de planejamento financeiro, relações com investidores, de operações ativas, de marketing e produtos, comercial, de operações, de crédito, de cobrança, de tecnologia, contábil, entre outras áreas convidadas.

Comitê Executivo e Reunião da Diretoria

O Comitê Executivo e a Reunião de Diretoria são responsáveis por desenvolver e implementar estratégias de negócios, aprovar orçamentos e novos produtos e supervisionar as operações. Com reuniões semanais, o Comitê é composto por membros do Conselho de Administração, Diretorias Executivas e conta, também, com a participação de Superintendências, Gerências e colaboradores convidados, de acordo com a pauta.

Comitê de Divulgação

Em sincronia com suas boas práticas de governança corporativa, o BMG possui um Comitê de Divulgação, coordenado pela área de Relações com Investidores, para garantir o alinhamento estratégico e assegurar transparência e qualidade das informações apresentadas, tanto na divulgação dos resultados trimestrais, como fatos relevantes e outras comunicações com o mercado. O comitê é formado pela área de RI, diretor presidente, diretor vice-presidente, diretor financeiro e tesoureiro.

Comitê de Auditoria

Composto por membros da alta administração e por um especialista financeiro, também estatutário, o Comitê de Auditoria responde ao Conselho de Administração. Faz parte de suas responsabilidades avaliar a eficiência e confiabilidade do Sistema de Controles Internos e de Administração de Riscos, avaliar a conformidade das operações do Banco com os dispositivos legais, regulamentos e políticas internas, supervisionar as atividades da auditoria interna, monitorar a auditoria independente e recomendar ao Conselho de Administração a escolha e a destituição dos auditores independentes.
Mediante a convocação Presidente do Comitê de Auditoria, as reuniões são realizadas mensalmente e, trimestralmente, contam com a participação da diretoria e da auditoria externa.

Comitê de Qualidade

O Comitê de Qualidade tem como objetivo avaliar as oportunidades para a melhoria e implementar ações necessárias de mudanças na qualidade dos processos de atendimento relacionadas aos produtos, com revisão das metodologias de execução, análise, solução e retorno ao cliente. Para isso, o Comitê se reúne trimestralmente e conta com o apoio das áreas de tecnologia, operações, marketing, produtos, processos, comercial, capital humano, jurídica e auditoria interna.

Comitê de Ativo e Passivo – ALCO

O Comitê de Ativos e Passivos – ALCO é encarregado de opinar acerca da definição de metodologias e políticas aplicadas no gerenciamento dos riscos de mercado e de liquidez, por meio da avaliação do cenário macroeconômico, da situação de liquidez do Banco, descasamentos, adequação dos instrumentos de captação, projeções de fluxo de caixa e análise da suficiência de capital incluindo situações de estresse de mercado e liquidez. Atualmente, o Comitê se reúne semanalmente e é composto pela Presidência, pelas áreas financeiras, de planejamento financeiro, de operações ativas, de controladoria e compliance e de relações com investidores.

Comitês de Crédito

Sob a missão de analisar as propostas de operações de crédito e emitir um parecer mediante unanimidade, os Comitês de Crédito estão subdivididos de acordo com os limites de alçada pré-estabelecidos de aprovação.

As reuniões dos Comitês Geral de Crédito e Central de Crédito são realizadas em formato presencial e com periodicidade semanal e posteriormente ratificadas na próxima reunião do Comitê Geral. Excepcionalmente, em caráter de urgência, as propostas podem ser apreciadas por meio eletrônico. Os Comitês Regional e Superior de Crédito apreciam as propostas de crédito por meio eletrônico para garantir mais agilidade ao processo.