Prevenção à Lavagem de Dinheiro

A lavagem de dinheiro é uma atividade que, há anos, é pauta em órgãos reguladores e instituições do mundo todo por envolver atividades criminosas, como narcotráfico, corrupção, sequestro, tráfico de armas, crimes contra a administração pública e contra o Sistema Financeiro Nacional. A fim de coibir tal prática, foram desenvolvidas políticas, normas e procedimentos referentes às ações para prevenção à lavagem de dinheiro, direcionados aos funcionários do Conglomerado, que além de explicativos, incentivam a atenção a possíveis situações e operações suspeitas, que devem ser comunicadas de imediato aos responsáveis pelas estruturas criadas especificamente para este fim.

Entre outros tópicos, as políticas referentes à prevenção à lavagem de dinheiro do Conglomerado Financeiro BMG contemplam explicações acerca desta atividade, a governança aplicada e ações de e direcionamentos sobre como atuar em determinadas situações.

Os documentos corporativos voltados à prevenção à lavagem de dinheiro são:

Política de “Prevenção a Lavagem de Dinheiro”

O Grupo Financeiro BMG define que a melhor forma de contribuir para a prevenção ao crime de lavagem de dinheiro e para o combate ao financiamento do terrorismo é estabelecer políticas, normas e procedimentos que impeçam que seus produtos e serviços sejam utilizados para tais atividades. Essas políticas visam a identificação, análise e a comunicação às autoridades competentes de qualquer operação que possa representar indícios de lavagem de dinheiro.

Política “Conheça seu Cliente”

Essa política faz parte do marco regulatório interno do Grupo Financeiro BMG, que orienta seus colaboradores com relação ao sistema existente de identificação de clientes e monitoramento das respectivas movimentações financeiras, em cumprimento da Lei 9.613/98 que dispõe sobre crimes de lavagem de dinheiro e combate ao financiamento ao terrorismo, bem como demais regulamentações vigentes.

Política “Conheça seu Funcionário”

Essa política tem como objetivo estabelecer procedimentos que visam proporcionar um adequado conhecimento dos colaboradores que trabalham no Grupo Financeiro BMG e que estão sujeitos ao cumprimento das normas regulamentares relativas à prevenção à lavagem de dinheiro.

Manual de Procedimentos de Detecção, Análise e Comunicação

Devido ao conjunto de medidas voltadas à prevenção à lavagem de dinheiro, o Grupo Financeiro BMG estabelece os procedimentos que as suas empresas, agências e áreas sensíveis deverão colocar em prática a fim de viabilizar a detecção de operações e situações suspeitas, a análise destas e, quando aplicável, sua comunicação às autoridades competentes.

Política de Treinamento

São ministrados cursos e palestras periódicas aos colaboradores com objetivo de gerar conhecimento sobre o tema lavagem de dinheiro, bem como prepara-los para atuar de forma ativa na prevenção a esse crime.

Monitoramento

Conjunto de ações sob a responsabilidade da área de Compliance, que visa à identificação de possíveis desvios na implementação das diretrizes definidas pela administração. Essas ações são avaliadas periodicamente pela Auditoria Interna e órgãos de supervisão.