Comitês

Contamos com cinco comitês subordinados diretamente ao Conselho de Administração e que têm papel importante na nossa estrutura de governança corporativa:

Comitê de Auditoria – É um órgão estatutário permanente, constituído por, no mínimo 3 membros, com mandato fixo de 3 anos, eleitos pelo Conselho de Administração, que é responsável também por indicar o presidente do comitê, bem como o membro especialista. Os deveres e responsabilidades do Comitê de Auditoria são definidos em estatuto e em regimento próprio, e incluem zelar pela qualidade, integridade e independência das práticas contábeis e garantir a conformidade com leis e regulamentos aplicáveis.

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Comitê de Pessoas e Remuneração  – É um órgão estatutário permanente, formado por até 8 membros efetivos, sendo que atualmente é composto por 6 membros, eleitos e destituíveis pelo Conselho de Administração, com mandato de 3 anos, sendo um deles eleito o Coordenador do Comitê, o qual necessariamente será membro do Conselho de Administração. Os deveres e responsabilidades do Comitê de Pessoas  e Remuneração são estabelecidos pela legislação aplicável, pelo estatuto social do Banco e pelo regimento interno do Comitê. Os principais objetivos do Comitê são elaborar e supervisionar a política de remuneração dos administradores.

Comitê de Gestão de Risco e Capital – É um órgão não estatutário de assessoramento do Conselho de Administração. O Comitê é composto atualmente por 8 membros, com prazo de mandato de 2 anos. Os principais deveres e responsabilidades deste Comitê são promover discussões e decisões sobre temas relacionados às políticas, procedimentos, metodologias e processos relacionados ao gerenciamento integrado de riscos e de capital e ao Plano de Capital, conforme definições contidas na Política de Gerenciamento de Riscos e de Capital e validar as políticas de riscos e de gerenciamento de capital e o plano de capital do Banco.

Comitê de Estratégia & Inovação  – É um órgão não estatutário de assessoramento do Conselho de Administração. O Comitê é composto atualmente por 9 membros, com prazo de mandato de 2 anos. Os principais deveres e responsabilidades deste Comitê são definir as principais avenidas estratégicas para a companhia visando o longo prazo, acompanhar a aderência do Banco aos objetivos estratégicos e avaliar recomendações de investimento/M&A que são apresentadas pelos executivos.

Comitê de Governança Corporativa  – É um órgão não estatutário de assessoramento do Conselho de Administração. O Comitê é composto atualmente por 8 membros, com prazo de mandato de 2 anos. Os principais deveres e responsabilidades desse comitê estão previstos nos regulamentos internos do comitê, inclusive supervisionar a atuação do secretariado e o funcionamento dos fóruns de liderança, analisar a comunicação entre diretores e gestores e garantir o cumprimento de boas práticas de governança em assuntos de alta relevância.