Conselho e Diretoria

Conselho e Diretoria

Conselho de Administração

O Conselho de Administração do BMG se reúne ordinariamente, uma vez por mês, conforme calendário fixado e, extraordinariamente conforme necessário, sendo responsável pela definição da estratégia e orientação geral dos negócios, entre outras atribuições, pela aprovação das políticas, bem como por supervisionar a Diretoria, para que esta cumpra com o compromisso de implementar tais direcionamentos estabelecidos. Adicionalmente, nos termos da Lei das Sociedades Anônimas, o Conselho de Administração é responsável, ainda, pela contratação de auditores independentes.
De acordo com o estatuto do Banco BMG, o Conselho de Administração deve conter de quatro a oito membros, dos quais três poderão ser Conselheiros Independentes. Os Conselheiros são eleitos nas Assembleias Gerais de Acionistas, para mandatos de três anos, com possibilidade de reeleição, e estão sujeitos à destituição, a qualquer tempo ou sem justificativa.
Atualmente, o Conselho de Administração do Banco é composto por oito membros dos quais três são independentes incluindo o seu Presidente, conforme o quadro a seguir:

Conselheiros Cargo Data da Eleição
Flávio Pentagna Guimarães Presidente de Honra 04/04/2019*
Ana Karina Bortoni Dias Presidente (MI) 04/04/2019*
Ângela Annes Guimarães Conselheira 30/04/2018
Antônio Mourão Guimarães Neto Conselheiro 04/04/2019*
José Eduardo Dominicale Conselheiro 30/04/2018
Olga Stankevicius Colpo Conselheira (MI) 30/04/2018
Regina Annes Guimarães Conselheira 30/04/2018
Ricardo Annes Guimarães Conselheiro 04/04/2019*
Vacância temporária Conselheiro (MI)

MI: Membro Independente
O mandato dos Membros do Conselho de Administração se estenderá até a posse dos que forem eleitos na Assembleia Geral Ordinária a ser realizada em 2021.

Flávio Pentagna Guimarães: O Sr. Flávio Pentagna Guimarães é graduado em Engenharia Civil pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Notório empresário, tem sua história de empreendedorismo baseada no Banco BMG e no Grupo Empresarial BMG, sendo deste fundador. Iniciou sua carreira no Banco em 1958, na época ainda sob o nome de Banco de Minas Gerais. Foi eleito presidente do Banco em 1965 e ocupou o cargo de presidente do Conselho de Administração entre 1978 e 2013. Atualmente está à frente do Grupo Empresarial BMG. Em 2019 foi eleito presidente de honra do Conselho de Administração do BMG.

Ana Karina Bortoni Dias: A Sra. Ana é Bacharel em Ciências Químicas, com mestrado na mesma área pela Universidade de Brasília. Atua há 20 anos em consultoria com foco em desenvolvimento e implementação de programas de governança corporativa, governança familiar e transformações, incluindo cultura digital no setor financeiro, tendo trabalhado com alguns dos maiores conglomerados do Brasil. Desde 2010 é sócia na McKinsey & Company. Em 2019 foi eleita Presidente do Conselho de Administração do BMG.

Ângela Annes Guimarães: A Sra. Ângela é bacharel em Estudos Sociais pela PUC – MG, atua na diretoria de diversas empresas não financeiras pertencentes à família Guimarães, é membro do Comitê Executivo das Empresas Financeiras BMG desde 1993 e atua como membro no Conselho de Administração do Banco BMG.

Antônio Mourão Guimarães Neto: O Sr. Antônio graduou-se em Administração de Empresas pela Una – Faculdade de Ciências Gerenciais em 1980. Atua na gestão das empresas agrícolas de grupos empresariais pertencentes à Família Guimarães. É membro do Comitê Executivo das Empresas Financeiras BMG desde 1993 e foi membro do Conselho de Administração do BMG e 1978 até 2011. Em 2019 foi eleito membro do Conselho de Administração do BMG.

José Eduardo Gouveia Dominicale: O Sr. José Eduardo é graduado em Direito pela Universidade Braz Cubas e possui MBA em administração pelo IBMEC. Adquiriu experiência na diretoria de risco de crédito e processo de cobrança em diversos bancos nacionais e internacionais, como o Banco Martinelli, o BankBoston e o CitiGroup. Em 2007, foi nomeado Diretor Executivo do BMG e em 2015 deixou o Banco para se tornar Vice-Presidente do Grupo Empresarial do BMG.

Olga Stankevicius Colpo: A Sra. Olga é graduada em psicologia organizacional, especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV, bem como em Managing Managers pela Michigan University e, ainda, em International Business pela Harvard University. Ainda, ela possui MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Desenvolveu sua carreira como sócia em consultoria na PwC, onde trabalhou por mais de trinta anos, até 2009. De 2009 a 2016 foi Diretora-Presidente da Participações Morro Vermelho, holding familiar controladora do Grupo Camargo Corrêa. Como Consultora, Conselheira e Executiva, prestou suporte a conselhos de administração e companhias na implementação de modelos de governança familiar e empresarial mais robustos e novos sistemas de gestão de negócios. Em abril de 2017, tornou-se membra independente do Conselho de Administração do Banco BMG.

Regina Annes Guimarães: A Sra. Regina é graduada em turismo pela Faculdade de Turismo de Belo Horizonte, e atua na diretoria de diversas empresas não financeiras pertencentes à família Guimarães. É membra do Comitê Executivo das Empresas Financeiras BMG desde 1993 e atua como membra no Conselho de Administração do Banco BMG.

Ricardo Annes Guimarães: O Sr. Ricardo graduou-se em Administração de Empresas pela Una – Faculdade de Ciências Gerenciais em 1988. Com ampla experiência dentro do BMG e no Grupo Empresarial BMG, o Sr. Ricardo começou a trabalhar no Banco BMG em 1980 e desde então tem sido muito bem sucedido como Diretor Financeiro (1989) e depois como Vice-Presidente (1996). Atuou como CEO do Banco entre 2004 e 2013. Em 2019 foi eleito membro do Conselho de Administração do BMG.

*Sujeito à homologação do Bacen.

 

 

Diretoria Executiva

A administração do BMG é exercida pela Diretoria, sob supervisão do Conselho de Administração, que desenvolve políticas e diretrizes, a serem implantadas diariamente pelos Diretores. Adicionalmente, cabe ao Diretor Presidente da Diretoria, supervisionar e coordenar os negócios do BMG.
Eleitos pelo Conselho de Administração, os membros da diretoria possuem mandatos de três anos, com possibilidade de reeleição, e estão sujeitos à destituição a qualquer tempo ou sem justificativa.
Abaixo são listados os atuais membros da Diretoria, seguidos por seus respectivos perfis:

 

Diretores Cargo Data da Eleição 1
Marco Antonio Antunes Diretor Executivo Geral 02/05/2018
Márcio Alaor de Araújo Diretor Executivo Vice Presidente 09/11/2018
Eduardo Mazon Diretor Executivo 02/05/2018
Flavio Pentagna Guimarães Neto Diretor Executivo 02/05/2018
Amanda Ituassu Araujo Diretora 17/10/2018
Aydes batista Marques Júnior Diretor 04/04/2019
Felice Ítalo Napolitano Diretor 17/10/2018
Guilherme Vieira Neves Diretor 17/10/2018
Luciana Buchmann Freire Diretora 17/10/2018
Rodrigo Battella Gotlib Diretor 04/04/2019

1 O prazo do mandato de todos os diretores se estenderá até a primeira reunião do Conselho de Administração, realizada após a Assembleia Geral Ordinária de 2021.

Marco Antonio Antunes: O Sr. Marco é graduado em engenharia metalúrgica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui, ainda, especialização em Finanças e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Atua há mais de 30 anos no mercado financeiro, sendo 28 anos no Itaú Unibanco, 13 deles como Diretor de Contabilidade. Em fevereiro de 2013, ingressou no BMG como Diretor-Executivo, sendo também membro do Conselho de Administração da BMG Seguros, além de ser convidado permanente do Conselho de Administração do Banco BMG. Em setembro de 2017 foi eleito Diretor Executivo Geral do Banco BMG.

Márcio Alaor de Araújo: O Sr. Márcio é bacharel em administração de empresas pelo Instituto Metodista Benett e pós-graduado em administração financeira pela Fundação João Pinheiro. Com mais de quarenta anos de carreira dedicada ao BMG, é um dos principais nomes do mercado de consignação no Brasil. Em novembro de 2018, foi nomeado Diretor Executivo Vice-Presidente do Banco.

Eduardo Mazon: O Sr. Eduardo é bacharel em ciências da computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 1999, e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, em 2004. Acumula vinte anos na área de Tecnologia da Informação e Operações e mais de dez anos em instituições financeiras e outras empresas, como a Itautec-Philco, Vivo e Banco GE Capital, em que ocupou cargos de coordenação, gerência e direção. Em 2013 foi eleito Diretor Executivo do Banco BMG.

Flávio Pentagna Guimarães Neto: O Sr. Flávio é bacharel em Administração de Empresas pelo IBMEC, possui MBA pela Universidade de Columbia e já trabalhou na BCP Securities, no Lloyds TSB Bank e no Itaú Unibanco, atuando há 11 anos no mercado financeiro, dos quais 8 anos no BMG. Foi membro do Conselho de Administração do Banco, já tendo participado de diversos processos estratégicos, bem como já foi membro do Conselho de Administração do Banco Itaú BMG Consignado. Em setembro de 2017, foi eleito Diretor Executivo do Banco e nomeado como Diretor de Relação com Investidores.

Amanda Ituassu Araujo: A Sra Amanda é formada em Jornalismo pela Newton Paiva, com especialização em Gestão de Negócios pela FGV, possui mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro em instituições como Banco Panamericano, Banco Fibra e Banco Santander e os últimos 18 anos atuando no Banco BMG, e desses a maior a parte dedicados à área comercial. Em 2018 foi nomeada Diretora do Banco BMG.

Aydes Batista Marques Junior: O Sr. Aydes é graduou-se em Economia pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1997. Construiu sua carreira de mais de vinte anos focada na área de operações de varejo e de atacado no setor financeiro, tendo trabalhado no HSBC e Bradesco. Em 2019 foi eleito Diretor do BMG.

Felice Italo Napolitano: O Sr. Felice é formado em Ciências Contábeis pela PUC/SP, com MBA em Finanças pelo IBMEC, possui mais de 27 anos de experiência na área de auditoria, dos quais 23 anos somente no mercado financeiro, sendo 15 deles no Banco ABN AMRO Real, além de outras empresas como Coopers & Lybrand e Banco Caixa Geral de Depósitos. Responsável pela Área de Auditoria interna do BMG desde 2013 e convidado permanente do Comitê de Auditoria, foi nomeado Diretor do Banco do BMG em 2018.

Guilherme Vieira Neves: O Sr. Guilherme é bacharel em Física pela USP, bacharel em Economia pela USP, MBA em Economia e Setor Financeiro pela Fipe/USP, possui mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, tendo sido Superintendente de Riscos no Itaú Unibanco e Superintendente Executivo de Riscos no Safra. Atuando no BMG desde 2015, foi nomeado como Diretor em 2018.

Luciana Buchmann Freire: A Sra. Luciana é graduada em Direito pela Universidade de São Paulo – USP, com especialização em Direito Empresarial, possui 20 anos de experiência no mercado financeiro. Advogada com ênfase em direito bancário internacional, em 1999 assumiu a diretoria executiva do Rabobank Brasil, em 2001 assumiu o departamento jurídico do Banco Fibra e foi nomeada diretora estatutária em 2007. Em 2013, ingressou no Banco BMG e em 2018 foi nomeada como Diretora.

Rodrigo Battella Gotlib: O Sr. Rodrigo é graduado em Ciências Econômicas pela PUC – Pontifícia Universidade Católica e possui MBA pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Possui vasta experiência no desenvolvimento e gestão de produtos para o mercado de tecnologia e meios de pagamentos e sólida carreira no mercado financeiro, tendo trabalhado na Mastercard, Banco Bonsucesso e PagSeguro. Em 2019 foi eleito Diretor do BMG.

 

 

 

Conselho Fiscal

Segundo a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal consiste em um órgão societário, independente da administração e de auditores externos, formado por no mínimo três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes. Sua responsabilidade é fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da Companhia e reportar suas conclusões aos acionistas.

O Conselho pode existir tanto de forma permanente, quanto não permanente. O último caso pode ocorrer quando a instalação do Conselho for exigida pelos acionistas que representem, no mínimo, um décimo das ações com direito a voto, para um exercício social específico, e seu funcionamento será encerrado na primeira Assembleia Geral Ordinária após sua instalação.

No caso do BMG, o Estatuto Social da Companhia prevê um Conselho Fiscal não permanente e, na oportunidade de sua instalação, a Assembleia Geral disporá sobre a eleição dos membros do Conselho Fiscal e sobre a fixação de sua remuneração.