Comitês
Contamos com seis comitês subordinados diretamente ao Conselho de Administração e que têm papel importante na nossa estrutura de governança corporativa:
Comitê de Auditoria – É um órgão estatutário permanente, constituído por, no mínimo 3 membros, com mandato fixo de 5 anos, eleitos pelo Conselho de Administração, que é responsável também por indicar o presidente do comitê, bem como o membro especialista. O Comitê realiza reuniões mensais e os deveres e responsabilidades são definidos em estatuto e em regimento próprio, e incluem zelar pela qualidade, integridade e independência das práticas contábeis e garantir a conformidade com leis e regulamentos aplicáveis.
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Comitê de Remuneração, Pessoas e Cultura – É um órgão estatutário permanente com as atribuições e encargos previstos na legislação, composto atualmente por 7 membros, eleitos e destituíveis pelo Conselho de Administração, com mandato de 3 anos, sendo um deles eleito o Coordenador do Comitê, o qual necessariamente será membro do Conselho de Administração. O Comitê realiza reuniões bimestrais e os deveres e responsabilidades são estabelecidos pela legislação aplicável, pelo estatuto social do Banco e pelo regimento interno do Comitê. Os principais objetivos do Comitê são elaborar e supervisionar a política de remuneração dos administradores e propor o montante de remuneração global dos administradores.
Comitê de Gestão de Riscos e de Capital – É um órgão não estatutário de assessoramento do Conselho de Administração. O Comitê é composto atualmente por 10 membros votantes, com prazo de mandato de 2 anos e reuniões mensais. Os principais deveres e responsabilidades deste Comitê, previstos no seu regulamento interno, são promover discussões e decisões sobre temas relacionados às políticas, procedimentos, metodologias e processos relacionados ao gerenciamento integrado de riscos e de capital e ao Plano de Capital do Banco.
Comitê de Estratégia & Inovação – É um órgão não estatutário de assessoramento do Conselho de Administração. O Comitê é composto atualmente por 12 membros votantes, com prazo de mandato de 2 anos e reuniões mensais. Os principais deveres e responsabilidades deste Comitê, previstos no seu regulamento interno, são definir as principais avenidas estratégicas para o Banco visando o longo prazo, acompanhar a aderência do Banco aos objetivos estratégicos e avaliar recomendações de investimento/M&A que são apresentadas pelos executivos.
Comitê de ASG – É um órgão não estatutário de assessoramento do Conselho de Administração. O Comitê é composto atualmente por 9 membros votantes, com prazo de mandato de 2 anos e reuniões trimestrais. Os principais deveres e responsabilidades desse comitê, previstos no seu regulamento interno, são supervisionar a atuação do secretariado e o funcionamento dos fóruns de liderança; garantir o cumprimento de boas práticas de governança em assuntos de alta relevância; avaliar recorrentemente a adequação da estrutura organizacional aos objetivos da organização; discutir projetos, apresentar tendências, construir parcerias e discutir os avanços do Banco na agenda ASG; e acompanhar o alcance dos objetivos ASG estabelecidos pelo Banco.
Comitê de Tecnologia e Operações – É um órgão não estatutário de assessoramento do Conselho de Administração. O comitê é constituído por 7 membros votantes, com mandato fixo de 2 anos e reuniões mensais. Os principais deveres e responsabilidades desse comitê, definidos em regimento próprio, são apoiar a Diretoria de Tecnologia e Operações para execução da estratégia; priorizar projetos; avaliar arquitetura e infraestrutura; acompanhar indicadores de desempenho; e gerenciar riscos e mitigar vieses a fim de evitá-los.