Nossa História

No Bmg carregamos a missão de popularizar soluções financeiras no Brasil e, para isso, oferecemos produtos que realmente ajudam pessoas em diferentes momentos de suas vidas. Nossos 90 anos de história nos conferem mais do que expertise e confiabilidade, nos capacita a sermos modernos e inovadores, capazes de reinventar processos e antecipar demandas. Veja nossa trajetória:

Década de 30

1930 – Nossa história começou em 1930, quando a a Família Guimarães entrou no mundo financeiro com a criação do Banco de Crédito Predial S.A. (mais tarde denominado Banco de Minas Gerais S.A.) para atuar como um banco comercial, oferecendo produtos para pessoas físicas e jurídicas.

Década de 60

1962 – Criamos a sigla Bmg.

 

1965 – Criamos a Argento S.A. Crédito, Financiamento e Investimento (que deu origem ao nosso CNPJ atual).

Década de 70

1971 – Alteramos a denominação social da Argento para Bmg Financeira S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento.

 

Criamos a Bmg Leasing, com objetivo de passar a dar foco no financiamento de veículos leves e pesados e, rapidamente, viramos líder nesse setor.

Década de 80

1988 – Deixamos de ser uma financeira e viramos um banco múltiplo.

 

1989 – Mudamos nosso nome para Banco Bmg S.A.

Década de 90

1998 – Fomos um dos pioneiros na concessão de empréstimos consignados a funcionários do setor público e percussores no canal de correspondentes bancários, permitindo a oferta de um crédito democrático em todo o País.

Década de 00

2001 – Constituímos o Bmg Bank (Cayman) Limited, como nossa subsidiária integral nas Ilhas Cayman.

 

2002 – Em busca de estruturas de funding adequadas ao perfil do ativo, estruturamos o nosso primeiro programa de securitização por meio de FIDCs.

 

2004 – Fomos o primeiro banco médio a realizar um acordo de cessão de créditos, diversificando nossas fontes de funding e acessando o mercado interbancário com um novo produto.

 

2005 – Passamos a ser líderes no mercado de empréstimo consignado.

 

Ainda, investimos na criação do cartão de crédito consignado: cartão democrático, ao oferecer taxas de juros reduzidas quando comparado aos cartões de crédito convencionais, e acessível para a população brasileira.

 

Realizamos nossa primeira captação externa por meio de um eurobond no formato MTN.

 

2009 – Emitimos nossa primeira dívida subordinada no mercado externo.

2011-2015

2011 – Adquirimos a totalidade das ações do GE Money no Brasil (atual Banco Cifra) e do Banco Schahin (atual Banco BCV).

 

2012 – Em julho, associamo-nos ao Itaú Unibanco para a criação de um novo banco voltado exclusivamente ao empréstimo consignado (Banco Itaú Bmg Consignado S.A.), ficando com 30% do capital e o Itaú com os 70% restantes.

 

2013 – Em fevereiro são iniciadas efetivamente as operações do Banco Itaú Bmg Consignado S.A e o nível de produção do consignado cresce, atingindo níveis recordes.

 

Em setembro, mudamos nossa sede para São Paulo.

 

2014 – Evoluindo no acordo com o Itaú Unibanco, anunciamos a unificação de negócios de empréstimo consignado no Banco Itaú Bmg Consignado S.A.. Em contrapartida, aumentamos a nossa participação no capital para 40%.

 

2015 – Com a criação da margem exclusiva para o cartão de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS em setembro, passamos a operar no convênio INSS e em outubro já éramos líder de mercado nesse segmento.

2016-2021

2016 – Com a estratégia de ampliar nosso portfólio de produtos, lançamos o Crédito na Conta: crédito pessoal emergencial, com débito em conta, exclusivo para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.

 

Criamos um novo canal de distribuição, a “help! loja de crédito”, rede de franquias especializada em serviços financeiros para baixa renda, com um conceito one-stop shop. A essência da help! é tecnologia com modelo de atuação tech-touch.

 

Criamos a Bmg Seguros, uma das maiores seguradoras do Brasil no segmento de seguro garantia.

 

Firmamos uma parceria de 20 anos com a Generali para distribuição exclusiva dos produtos de seguros massificados aos nossos clientes

 

No final do ano, vendemos ao Itaú nossa participação de 40% no Banco Itaú Bmg Consignado e firmamos uma parceria de 10 anos de exclusividade para o Itaú Consignado vender empréstimo consignado no nosso canal help!.

 

2017 – Entramos no mundo digital com o lançamento de uma plataforma de investimentos, Bmg Invest Digital, permitindo aos clientes realizarem investimentos de maneira 100% digital.

 

2018 – Adquirimos 65% da subadquirente Pago Cartões (renomeada para Granito), empresa brasileira de tecnologia especializada no segmento de meios de pagamento.

 

Em outubro, em complementariedade aos canais de distribuição existentes, lançamos o nosso banco digital, em linha com a nossa estratégia FIGITAL (físico + digital), oferecendo aos nossos clientes a melhor experiência entre a tecnologia e a sensibilidade humana.

 

2019 – Em julho lançamos o Poupa pra Mim, um cofrinho virtual que oferece uma forma simples de guardar dinheiro.

 

Como parte do modelo de negócios multiprodutos, voltamos a operar de forma direta no empréstimo consignado no terceiro trimestre.

 

Em outubro, realizamos a oferta pública inicial de ações (IPO) e passamos a compor o Nível 1 de governança corporativa da B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão. Com a oferta, captamos um total de R$1.391 milhões, dos quais R$1.200 milhões foram destinados para aumento de capital.

 

Em novembro, vendemos 30% do capital social da Bmg Seguros para a Generali, estreitando nosso relacionamento com a Generali e destravando valor nesse segmento de atuação.

 

2020 – Lançamos diversos benefícios aos nossos clientes: o Volta pra Mim, programa de cashback no uso dos nossos cartões de débito ou crédito; o Indicou, Ganhou, programa de indicações no qual os clientes podem indicar o banco digital do Bmg para amigos e receber comissão; banco digital PJ Varejo, em linha com a estratégia de oferecer serviços bancários completos a micro e pequenos empreendedores; Marketplace de crédito, em parceria com a Creditas para oferta de crédito com garantia de imóveis e automóveis; implantação do PIX que permitirá novas oportunidades de créditos e cobrança; e nova experiência do Marketplace de produtos, com desconto em diversos produtos e lojas .

 

Em julho, completamos 90 anos! Redesenhamos a nossa marca, nos posicionamos como um banco ágil, tecnológico e cheio de vantagens centradas nas necessidades dos clientes.

 

Em novembro, firmamos uma parceria com a Wiz, na qual a companhia adquiriu 40% do capital social da Bmg Corretora, nossa subsidiária indireta, visando alavancar as vendas de seguros e agregar novos produtos e tecnologia para as necessidades dos nossos clientes e canais de relacionamento.

 

Em dezembro anunciamos a compra de 30% da Raro Labs, empresa especializada no desenvolvimento e manutenção de softwares customizados e soluções inovadoras. A aquisição amplia o potencial de inovações tecnológicas para o Bmg, permitindo uma aceleração no desenvolvimento dos projetos de transformação digital e novas oportunidades de negócio.

 

2021 – Em março, o Bmg e o Banco Inter firmaram uma sociedade, na qual passaram a deter cada um 45% de participação na Granito, enquanto os sócios fundadores da Granito detêm os 10% restantes. A parceria visa maximizar oportunidades para serviços digitais em meios de pagamentos.